,

Dia da Amazônia: a espiritualidade viva nos conhecimentos ancestrais de rituais e benzimentos

1–2 minutos

O documentário Entre Rituais e Benzimentos: a espiritualidade viva nos conhecimentos ancestrais traz ao público os conhecimentos de benzedeiros(as), também conhecidos por rezadeiros(as) e de um pai de santo, que utilizam da sabedoria ancestral para curar outras pessoas por meio da fé, orações e de ervas específicas. Este produto partiu da necessidade de conhecer mais sobre esses atos que mexem com o espiritual e fazem uma ponte essencial entre o humano e o divino.

Para mergulhar nesses saberes, entrevistamos quatro benzedeiros(as): Dona Ana, Pai Roberto, Paulo Arara e Mãe Zulmira, que estão espalhados pelo território paraense. Além disso, contamos com a participação especial de Beth Cheirosinha, como é conhecida no Ver-o-peso (a maior feira a céu aberto da América Latina), que nos fala sobre produtos usados nos banhos, e também com o especialista em conhecimentos ancestrais e professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor Agenor Pacheco.

Neste dia da Amazônia, em pleno ano de COP30, o documentário se torna também um convite a reconhecer a floresta enquanto guardiã de memórias, práticas e espiritualidades que resistem ao tempo. Os saberes compartilhados pelos(as) benzedeiros(as) e mestres da tradição são parte da riqueza cultural amazônica, mostrando que preservar a Amazônia é também preservar sua gente, seus rituais e formas de cura que unem fé, ciência popular e respeito à natureza.

Avatar de ParauaraS

Publicado por

Deixe um comentário