Por Douglas Borges | Foto: Douglas Borges
Lideranças indígenas do Baixo Tapajós convocaram uma coletiva de imprensa na sala da APYEUFPA (Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará), na tarde desta quarta-feira, 12, durante a Cúpula dos Povos.
Entre as lideranças presentes estiveram a ativista Auricélia Arapiun, coordenadora da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), que falou sobre o ocorrido na Zona Azul da Cop 30 na noite do dia 11 de novembro, quando manifestantes tentaram acessar a área reservada aos credenciados.
As lideranças destacarm o caráter pacífico da manifestação organizada pela articulação dos povos indígenas do Baixo Tapajós e destacaram a falta de credenciais para representantes dessa população junto às areas de decisão da COP 30.
O Caique Gilson Tupinambá, a Cacica Neves e Margareth Maytapu, coordenadora da CITA destacaram também a luta pela demarcação de territórios indígenas na região do Baixo Tapajós, contra a privatização de trechos dos Rios Tapajós e Arapiuns e contra o projeto da rodovia Ferrogrão.
As lideranças cobraram um diálogo mais direto e assertivo com os governos federal e estadual.
Parauaras na Cúpula dos Povos.


Deixe um comentário