Parauaras: navegando as águas da cultura paraense
O Parauaras é um veículo de notícias alternativo, criado por jovens jornalistas paraenses, que tem como principal linha editorial abordar os aspectos culturais e sociais do Pará a partir de um olhar diferente do usual que encontramos em mídias tradicionais. A direção do portal é feita por Jússia Carvalho, jornalista apaixonada por cultura.
Parauaras é um gentílico que nasce da junção da palavra pará com o sufixo wara, dois verbetes presentes em diversas línguas de origem tupi-guarani (como o nheengatu, o tupi antigo, o guarani e mais tantas outras). No tupi antigo, a palavra pará significa “rio-mar de grande volume d’água”, e é utilizada para se referir a corpos d’água como o rio Amazonas, cuja bacia abrange sete estados brasileiros, incluindo o nosso estado do Pará! Wara ou úara, por sua vez, é um sufixo que indica pertencimento, similar ao “-ense” do português. Logo, numa tradução livre, parauaras (ou parawaras) quer dizer “aqueles que vêm do grande rio-mar”.
A escolha deste nome vem para mostrar que a nossa equipe é composta por aqueles oriundos do estado do Pará, que vão retratar não só a cultura paraense, mas a amazônida no geral também. Nós, que somos intrinsicamente das águas, vamos navegar por elas e deixá-las nos guiar.
Nossas editorias foram construídas coletivamente no decorrer do ano de 2025, e incluem Gastronomia, Meio-Ambiente, Cinema, Cultura Popular, Esporte e Cidades, mas você também encontrará em nosso site dicas de oportunidades em editais, curiosidades sobre a história de Belém e muito mais. Assim como os grandes “rio-mar” que nos une, queremos nos conectar às diversas culturas presentes no nosso território, conhecendo, ouvindo e contando histórias ParauaraS.
Então, te abicora, que a gente está só começando!
Conheça nossa equipe de redes:

Jússia Carvalho – Jornalista e Diretora do Parauaras

Julia Ladeira – Repórter e Coordenadora de Redes

Rafael Arcanjo – Repórter e Coordenador de Redes

Felipe Vilhena – Repórter e Editor




